PMBOK v6: 10.1 Planear a Gestão das Comunicações do Projeto

É o processo que permite determinar as necessidades de informação das partes interessadas no projeto (Stakeholders), e definir a forma como a comunicação será realizada durante a totalidade da duração do projeto.
 
O planeamento da comunicação deve responder as seguintes perguntas:


  • Quem devem ser os destinatários da informação (Quem precisa da informação)?
  • Com que periodicidade é que a informação lhes deverá ser disponibilizada?
  • Em que formato a informação deve ser entregue? (informação de síntese vs. Informação detalhada, informação genérica vs. informação técnica)
  • Quem irá fornecer a informação?
  • Em que formato a informação deve ser entregue? (informação de síntese vs. Informação detalhada, informação genérica vs. informação técnica)
  • Como será disponibilizada a informação? (Documento formalmente entregue, Enviada por e-mail, No âmbito de uma reunião pessoal, disponibilizada para consulta na intranet da organização ou noutro tipo suporte que seja habitualmente usado para publicitar informação entre os colaboradores da organização
  • Qual o tipo de feedback pretendido?

A identificação das necessidades de informações das partes interessadas, e a determinação dos meios adequados para atender a essa necessidade, são fatores importantes para o sucesso do projeto. A comunicação para ser eficiente deve obedecer aos seguintes critérios:

  1. Fornecer apenas as informações necessárias a cada stakeholder ou grupo de stakeholders
  2. No momento adequado, isto é permitir a todos os intervenientes terem disponível toda a informação que necessitam para estarem a par do estado do projeto e poderem tomar corretamente as decisões
  3. Num formato e com um conteúdo que maximize a compreensão do destinatário e que potencie a retribuição do feedback pretendido.
 Com as atualizações introduzidas na versão 5 do PMBOK em Janeiro de 2013, a área de conhecimento Gestão da Comunicação do Projeto perdeu o processo Identificação das Partes Interessadas do Projeto que transitou para a nova área de conhecimento Gestão das Expectativas dos Interessados (Stakeholders), ficando com os três processos retratados na figura abaixo.


De acordo com o PMBOK v5. o processo 10.1 Planear a Gestão da Comunicação tem as seguintes Entradas, Ferramentas e Técnicas e Resultados:


Entradas
Ferramentas e Técnicas
Resultados
Tecnologia de Comunicação
Atualização Doc. do Proj.









Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK v6: 5.2 Coletar os Requisitos