Gestão das Expetativas dos Interessados (Stakeholders) no PMBOK



É uma nova área de conhecimento introduzida no PMBOK v5 sendo o reconhecimento formal por parte do PMI em relação à importancia que a gestão de expectativas, de todos os envolvidos ou afetados pelas tarefas de execução e pelo resultado do projeto têm, para o sucesso do projeto.



Sendo o resultado da separação da área de conhecimento Gestão da Comunicação em duas áreas de conhecimento distintas: 1) Comunicação do estado do projeto aos interessados; 2) Gestão das expectativas desses mesmos interessados.

Esta segunda componente incide essencialmente na gestão da interação com os interessados do projeto com o objetivo de responder atempadamente às suas necessidades e expectativas, contribuindo para a rápida identificação e resolução de questões e descontentamentos de forma a potenciar o seu envolvimento positivo no decurso da realização do projeto.

A área de conhecimento Gerir as Expetativas dos Interessados (Stakeholders) envolve as atividades dirigidas às partes interessadas que têm o intuito de influenciar as suas expetativas, abordar as preocupações e solucionar questões, tais como:
  • Aumentar a probabilidade de aceitação do projeto, negociando e influenciando os seus desejos para alcançar e manter as metas;
  • Abordar as preocupações que ainda não se tornaram questões, esclarecendo e resolvendo eventuais mal-entendidos antes que os mesmos se transformem em problemas de mais difícil resolução;
  • Esclarecer e solucionar as questões que foram identificadas.
A área de conhecimento Gerir as Expetativas dos Interessados (Stakeholders) é um instrumento importante na avaliação dos riscos do projeto e na elaboração das respetivas estratégias de contenção.

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