PMBOK v5: 9.1 - Planear a Gestão dos Recursos Humanos

A equipa do projeto é constituída com o intuito de realizar as atividades necessárias à execução do produto ou serviço referidos nos objetivos do projeto. O sucesso do projeto depende, em grande medida, das capacidades e da motivação das pessoas que integram essa equipa, e da capacidade do gestor de projeto para, transformar um grupo de pessoas a trabalhar em conjunto, numa equipa de profissionais focados na obtenção de resultados.



Planear a Gestão dos Recursos Humanos é o processo que inclui a identificação e documentação do conjunto de aptidões técnicas que são necessárias para a realização das atividades do projeto, e das funções, responsabilidades e estrutura hierárquica que necessitam ser criadas. No conjunto estas várias vertentes constituem as bases para a criação do plano de gestão dos recursos humanos do projeto.

Em projetos de grande dimensão, a equipa de gestão do projeto é um subconjunto da equipa de projeto que tem a responsabilidade de gerir e liderar a equipa de projeto do projeto, influenciando os fatores humanos que possam ter impacto no resultado do projeto e assegurando o cumprimento dos padrões éticos definidos.

Em projetos de pequena dimensão a responsabilidade de gestão pode ser partilhada por toda a equipa de projeto, ou centrada na figura do gestor de projeto, eventualmente ajudado por um responsável pela qualidade e pela gestão de risco.

Um correto planeamento dos recursos humanos do projeto tem como principais benefícios:
  • A definição, concreta e reconhecida por todos os intervenientes, em relação às funções e responsabilidades do projeto;
  • A criação da estrutura organizacional do projeto, e;
  • A criação do plano de aquisição e libertação dos recursos do projeto.
Apesar de qualquer um destes benefícios ter uma importância muito grande para o sucesso do projeto, o ultimo beneficio citado reveste-se de uma importância particular na medida em que, sendo os recursos humanos com aptidões técnicas especificas, recursos escassos e muito caros, a correta identificação das necessidades e da sua alocação aos diferentes projetos, em curso na organização, de forma a otimizar a sua utilização, é um fator primordial para a eficiência na sua utilização.

Muitos destes recursos altamente técnicos têm um perfil mental que privilegia o detalhe e a organização, sentindo-se motivados quando percebem que, o projeto em que são chamados a colaborar, tem critérios de organização igualmente elevados.

Para iniciar a criação do Plano de Recursos Humanos do Projeto, necessitamos de dispor do Plano de Gestão do Projeto, isto é, o documento que explica a forma como o projeto irá ser gerido, incluindo as ações necessárias para definir, coordenar e integrar  os diversos planos setoriais onde se incluirá o plano de Recursos Humanos, e os Requisitos de Recursos relativos às diversas atividades do projeto.


A informação constante nesses dois documentos, mais alguma informação relativa aos processos da organização que estão implementados (Ativos de Processo Organizacionais) e aos Fatores Ambientais da Organização, permitirão ao gestor de projeto criar um plano de Gestão de Recursos Humanos adaptado às necessidades do projeto e que respeita as regras, normas e cultura da organização que fornece os recursos humanos e onde o projeto se realiza.







Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK: Ferramentas e Técnicas – Método da Corrente Crítica (Parte 1)