A Importância do Profissional de Marketing Digital em Projetos


O campo da gestão de projetos, além de ficar ativo por toda a vida de um projeto, lida com todas as partes envolvidas, ou seja, representa os colaboradores, dialogando com os clientes, e vice- versa. Também é um campo interdisciplinar por excelência, porque precisa ter um bom relacionamento com uma série de outras áreas, como a de planejamento, a de criação, a de contas e, finalmente, a de marketing, com ênfase, sobretudo, no marketing digital.

Embora o papel do profissional que cuida dessa modalidade de marketing tenha funções pouco evidentes na visão da maioria das pessoas – que fazem confusão deste profissional com um Community Manager, um publicitário ou até um SEO – é capaz de ter uma atuação fundamental para os projetos, como veremos a seguir.

Possivelmente as dúvidas sobre essa função venham do fato de que se trata de uma área pouco limitada e de competências bastante flexíveis, detentoras de vasto nível de informação, que atrai grandes profissionais.

O Marketing Digital, em essência é uma reunião de estratégias e técnicas relacionadas ao uso da internet, que irão não somente divulgar um site ou marca, mas também irão cuidar do aumento dos acessos, da melhoria da relevância daquele domínio, bem como um fortalecimento da própria reputação, em sua área de atuação. Para atingir tal objetivo, é necessário um grande esforço através da reunião de muitos aspectos: desde os valores e a missão da corporação, passando pela política de relacionamento com o cliente, até o próprio SEO e redes sociais, entre outros. Trata-se de uma espécie de coração de um projeto.

Entretanto, a pergunta que fica é: que tipo de perfil um profissional necessita apresentar, para desempenhar a função de marketing digital? A resposta a esse questionamento também é complexa, mas, como ponto de partida há, ao menos, três características que são indispensáveis a esse tipo de colaborador, que são:

Arsenal de conhecimento – Marketing, redes sociais, SEO, além de: desenho, atendimento, programação, estatística e até mesmo gestão de projetos: essas são algumas das áreas a respeito das quais o profissional precisa reunir muitas informações, chegando a conseguir pensar sobre elas com desenvoltura. Tal competência ampla é indicada, porque a função do marketing digital precisa são só reunir, como combinar cada uma dessas especialidades, com o objetivo de fazer com que todo o projeto online avance de forma muito positiva. Assim, quanto maior o nível de conhecimento, mais conseguirá defender uma visão sobre o todo e coordenar os agentes do projeto;

Curiosidade – A pessoa que desejar seguir pela área do marketing digital também precisa ser dotada de muita curiosidade, pois sua personalidade não pode ser comodista, ou passiva. Esse colaborador tem por responsabilidade ter uma postura ativa, não se contentando com informações prontas e tutoriais pré-fabricados, mas sim, experimentando, testando, arriscando, e, sobretudo, sendo criativo. Mesmo porque, quando alguém for tentar empregar algo que tenha aprendido por si próprio, saberá como motivar os outros e explicar todos os riscos e limites dentro de um determinado cenário, envolvendo assim toda a equipe. Evidentemente, uma ressalva precisa ser feita. Esse profissional não pode pensar em ser tão ousado, a ponto de expor a riscos um projeto de um cliente, pois um erro, nesses casos pode significar prejuízo para toda a empresa. Assim, a recomendação é que toda a curiosidade seja exercitada em um blog, site próprio, nas redes sociais, ou em ambientes que não causem danos ao trabalho;

Comunicação – Um networking sólido é fundamental nessa área de atuação. Para isso, é interessante que se tenha bom contato com twitteiros, com blogueiros importantes, para troca de experiências e informações. Além disso, é muito relevante também fazer uma varredura diária na internet, por meio de suas grandes publicações, para ver o que de novo tem acontecido nas ações de marketing digital e buscar, entre outras informações, novas formas de aplicação da ferramenta email marketing.

Apesar de parecer um trabalho estressante, é feito por pessoas absolutamente apaixonadas pela informação e pela rede de computadores. Assim, costumam fazer do trabalho um grande prazer. Se você se interessou pela área, comece seguindo nossas dicas e boa sorte!

 


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