PMBOK: Ferramentas e Técnicas - A Declaração de Trabalho (Statement of Work)


O que é a Declaração do Trabalho?


A Declaração de Trabalho ou SOW, define o que é que você precisa que seja feito por um fornecedor externo. A Declaração do Trabalho descreve o trabalho que tem de ser realizado por um fornecedor, e os os materiais e equipamentos que deverão ser fornecidos, dentro de um prazo definido. Por fornecedor, entende-se aquele que vai realizar o trabalho, podendo o termo fornecedor aplicar-se a uma entidade externa ou interna à organização onde o projeto está a ser realizado. A Declaração de Trabalho permite ao cliente explicitar de forma detalhada e formal quais são as suas necessidades.

Para que serve a Declaração do Trabalho?

 
Sempre que for preciso solicitar a intervenção de um fornecedor externo, ou interno, deve ser criada uma Declaração de Trabalho. Ela ajuda a esclarecer o que é que o cliente pretende do seu fornecedor e os prazos em que o trabalho deve ser concluído.
 
A versão atual do PMBOK (versão 5) diferencia 2 tipos distintos de Declaração de Trabalho. A Declaração de Trabalho do Projeto, que é uma das entradas do processo 4.1 - Criar o Documento Inicial do Projeto, e a Declaração do Trabalho a Adquirir que é uma das entradas do processo 12.1 - Planear as Aquisições do Projeto.

A criação de uma Declaração de Trabalho, para ser disponibilizado aos fornecedores, é um passo fundamental para que estes compreendam melhor a sua empresa e as suas necessidades. Este documento, que deve existir em todos os projetos é a maneira formal de comunicar aos fornecedores as razões que sustentam determinada necessidade contribuindo de forma decisiva para que o fornecedor, desde uma fase inicial do projeto, tenha a perceção correta sobre aquilo que o cliente deseja.

Esta melhoria de perceção, contribuirá para uma visão partilhada e comummente aceite entre cliente e fornecedor, sobre o que tem de ser feito, permitindo aos fornecedores elaborar propostas que respondem, de forma mais eficaz e eficiente, às reais expectativas do cliente.

Esta partilha da declaração de trabalho deve ser feita com todos os potenciais fornecedores.

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK v6: 5.2 Coletar os Requisitos