PMBOK v5: 5.5 Verificar Âmbito / Escopo do Projeto


Verificar o âmbito / escopo é o processo de obtenção da aceitação formal dos entregáveis do projeto. Inclui a revisão das entregas feitas de forma a garantir que cada uma delas foi concluída de forma satisfatória para o cliente ou para o promotor do projeto. Se o projeto for finalizado antes da conclusão (cancelado), o processo de verificação do âmbito / escopo deve determinar e documentar o grau de conclusão que o projeto atingiu (quais os entregáveis que foram completados e entregues e quais os que não foram).


O processo 5.5 Verificar Âmbito / Escopo inclui a revisão e a formalização da aceitação, pelas partes interessadas (cliente ou promotor do projeto), das entregas efetuadas de forma a validar se o produto ou serviço que se criou cumpre com os requisitos.

A verificação do âmbito / escopo difere da realização do controle de qualidade, na medida em que a verificação do âmbito / escopo trata principalmente da aceitação do trabalho (valida se o que foi entregue está de acordo com os requisitos coletados e eventuais alterações posteriormente aprovadas), enquanto o controlo da qualidade, é realizado durante todo o projeto, e avalia se o produto entregue satisfaz as necessidades explícitas e implícitas do cliente, mas também se os processos da gestão do projeto são realizados no respeito das normas de qualidade relevantes (por exemplo, cumprimento das estimativas de custo e do calendário).

Em geral o controlo da qualidade é realizado ao longo da execução do projeto sendo uma atividade fundamental para o êxito do processo de verificação do âmbito / escopo do projeto.

O diagrama de fluxo de dados que se segue retrata as entradas, Ferramentas e Técnicas e Resultados do processo 5.5 Verificar Âmbito / Escopo:



  • Entrada
  • Ferramentas e Técnicas
    • Inspeção
  • Resultados
    • Entregas Aceites
    • Pedidos de Alteração
    • Atualizações aos Documentos do Projeto

Postagens mais visitadas deste blog

PMBOK v6: 7.4 Controlar os Custos do Projeto

PMBOK v6: 5.2 Coletar os Requisitos